Semed oferece formação para professores rurais do programa caminhos da educação do campo

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta terça-feira (28), a II Formação para os professores/agentes da Educação Infantil das escolas rurais dentro do Programa Caminhos da Educação do Campo: Primeira Infância.

Ministrada pela Coordenadora de Ensino, Nilcilene Eduino, Coordenadora do Campo Vanubia Moncada e Coordenadora do AEE, Sandra Ribeiro Saraiva a formação teve como objetivo discutir e trabalhar considerações práticas das interações e brincadeiras na educação infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, com a intenção de aproximar a prática dos profissionais com o universo teórico-metodológico, para o desenvolvimento das crianças, de maneira envolvente e significativa, que contemple as interações e as brincadeiras nas atividades realizadas, além de evidenciar aspectos importantes, que devem ser vivenciados nas experiências diárias e contribuir com a organização do trabalho realizado.

O estudo aconteceu em um ambiente rural para trazer mais significado as atividades realizadas. Houve contação de histórias, dinâmicas e várias sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas, explorando especialmente a própria realidade dessas crianças.

A Secretária Municipal de Educação, Eunice Maia Gondim, juntamente com o vice-prefeito, António Soares participou das ações e realizou a entrega de materiais e kits educacionais as professoras. “Esses encontros acontecem para propiciar novos conhecimentos, fazendo com que os alunos tenham a mesma leitura e a mesma linguagem diante das diretrizes e metodologias educacionais do Programa desenvolvido pelo Ministério da Educação e executados por nós”, destaca.

Lucyana Queiroz, professora da educação infantil, participou da capacitação e agradeceu a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Segundo ela, a troca de informações ajuda a melhorar a forma de ensinar.