• Foto do escritorIsnaydle Martins

Prefeitura realiza ação alusiva ao abril azul – mês de conscientização sobre o o Autismo

Por assessoria

A Prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria de Saúde realizou, na manhã de sexta – feira, dia 14 de abril, atividades interativas para as crianças atendidas pelo Projeto Anjo Azul.

A Ação alusiva ao abril azul foi realizada pela prefeitura de Epitaciolândia e coordenada pelo secretário de saúde, Sérgio Mesquita e equipe, a fim de chamar a atenção de toda a sociedade para essa tão importante temática que é o atendimento voltado para pessoas com Espectro Autista.

O abril azul é comemorado todos os anos como um mês dedicado à conscientização do Autismo. O mês surgiu a partir de definição da ONU em 2008, “entendendo que a falta de compreensão tem grande impacto sobre os autistas, suas famílias e comunidades”.

O município que implantou em 2022 o projeto Anjo Azul, com parceria do TJAC, hoje disponibiliza de atendimento com fonoaudióloga e psicóloga ofertados para mais de 200 crianças dos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e Xapuri. O município busca aos poucos fortalecer o projeto para potencializar a oferta dos atendimentos com mais profissionais para garantir o ideal atendimento às crianças e, em muitos casos, aos familiares responsáveis pela criança.

A primeira dama Aline Saldanha falou sobre a importância do evento para as crianças e reafirmou seu compromisso e o compromisso da gestão em fortalecer a cada dia o projeto Anjo Azul.

Atualmente os atendimentos com a fonoaudióloga Fabiana Xavier são realizados em um espaço no Fórum de Epitaciolândia, e o atendimento com a psicóloga Danusa é realizado na sede da secretaria de Saúde. Em breve, esses atendimentos serão realizados em um espaço que está sendo otimizado para concentrar as ações do projeto Anjo Azul.

CONFIRA AS FOTOS: