• Foto do escritorwesley Cardoso

Prefeitura promove palestra em alusão ao agosto Lilás mês de combate à violência contra a mulher

A prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social realizou na tarde desta terça-feira 09, um encontro com mulheres que compõem o PAIF para falar sobre o combate a violência contra a mulher e lançar a campanha do agosto lilás.

Estiveram presentes na cerimonia o Prefeito Sérgio Lopes, Alliny Saldanha Primeira Dama, Eliade Maria Secretária de Cidadania e Ação Social, CB-PM Josinei Alves representante da Patrulha Maria da Penha, Psicólogo do NASF Israel Resende, Rosilda Borges Assistente Social e demais técnicos e servidores da SEMCIAS.

O agosto lilás foi criado diante da necessidade de elaborar campanhas de conscientização e enfretamento ao abuso e a violência contra a mulher, é o mês que celebra a criação da lei Maria da Penha, essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

A Lei 11.340, de 2006, ganhou o nome de lei Maria da Penha em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica devido a agressões sofridas em 1983 do então marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Ele primeiramente atirou na esposa, simulando um assalto. Depois tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Somente em outubro de 2002, a seis meses do prazo de prescrição do crime, Viveros foi condenado e preso, mas cumpriu apenas dois anos (um terço) da pena e acabou solto em 2004.(Fonte: Agência Senado).

O que disseram as autoridades:

A Primeira Dama Alliny Saldanha falou dos avanços e dos desafios para combater a violência contra as mulheres.

“Muitas mulheres nem podem estar aqui, por tanto, vocês querem enfrentar a violência, querem preponderar, por isso não deixem que aconteça a violência doméstica dentro suas casas, busquem ajuda denunciem. Há tempos as mulheres não podiam nem falar, más hoje temos meios e ferramentas para o enfrentamento, nós não nascemos para viver sobre violência, e quanto gestão estamos aqui no mesmo propósito, para acolher e apoiar todas a mulheres que precisam de ajuda.” Pontuou a Primeira Dama.

Eliade Maria Secretária de Cidadania e Ação Social fez um breve relato das ações voltado às mulheres.

“Estamos aqui mais uma vez debatendo sobre a violência doméstica, Queremos reiterar o nosso compromisso com vocês, não se calem, busquem ajuda, estamos prontos para buscar soluções a buscar proteção para quem precisar.”

O Prefeito abordou o grande índice de violência contra a mulher no Estado do Acre, precisamos combater...

Ainda e lamentável em nosso estado onde tem tantas mulheres que ocupa lugares de destaque ocorrer tantos casos de feminicídio, precisamos continuar com essa rede de proteção e amparo para as mulheres, estamos implementando políticas para todas, Epitaciolândia contará com uma Casa de Acolhimento para Mulheres, e estamos com o CRAS de portas abertas para atendê-las, conte com a prefeitura, estamos de braços abertos para acolher todas.” Finalizou o prefeito.