• Ana Freita/Wesley Cardoso/ASSEMCOM

Prefeitura e Sejusp firmam parcerias na implementação de Base Integrada de Segurança no Alto Acre

Da Assessoria/Sejusp

Nesta quinta-feira, 01, o diretor de operações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), coronel Ulysses Araújo, o coordenador do Grupo Especial de Fronteira do Acre (Gefron/AC), coronel Antônio Teles, e o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, se reuniram para tratar de assuntos referentes ao policiamento de fronteira e sobre a implantação de uma base do Gefron no município para atuar em conformidade com as demais forças de segurança no combate à criminalidade.

Na oportunidade, as autoridades conversaram sobre o convênio a ser firmado entre a prefeitura e a Sejusp para a criação da base integrada. A iniciativa vem da necessidade de intensificar rapidez e clareza de informações para que o Gefron possa atuar, de forma mais específica, no combate ao contrabando, ao narconegócio e na prevenção de outros tipos de crimes.

O programa Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, também foi pauta da conversa estratégica. Ficou estabelecido que as operações continuem sendo realizadas em conformidade com o efetivo das polícias Militar, Civil e de outros órgãos integrados a Sejusp, para que haja otimização e empenho do sistema no policiamento das fronteiras. Sobre isto, a Força Nacional também estará operando, em apoio ao Gefron, durante um período de 90 dias a partir da liberação do efetivo pelo Ministério, para que hajam mais recursos de reforço no Alto Acre e no Vale do Juruá.

Para o coronel Ulysses Araújo, esforços não são medidos para que a população tenha a segurança necessária em território acreano. "A população toda ganha com esse termo de cooperação que envolvem meios, recursos e demandas a serem trazidas pra melhorar as questões da segurança do Alto Acre. Nisto, há o envolvimento do município de Epitaciolândia através do prefeito Sérgio Lopes, do governador Gladson Cameli e, logicamente, da coordenação pela Secretaria de Segurança Pública na pessoa do coronel Paulo Cezar", pontuou.