• Foto do escritorIsnaydle Martins

Prefeitura de Epitaciolândia realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Por assessoria

A Prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta Quarta-feira, dia (15), de março a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Epitaciolândia.

A conferência aconteceu no auditório da Escola estadual Joana Ribeiro Amed. Na ocasião os gestores destacaram os avanços da saúde municipal no ranking estadual, ações como elevação do atendimento de duas Unidades Básicas de Saúde – UBS e da farmácia municipal até 00h, as 55 edições do Programa Saúde na Comunidade, aquisição de aparelho de Ultrassonografia que já conta com mais 600 procedimentos entre outras ações.

O prefeito Sérgio Lopes destaca a importância da conferência e os avanços da saúde no Município: “É através desta conferência que poderemos melhorar ainda mais a Secretaria Municipal de Saúde que já teve inúmeros avanços, temos hoje duas (2) Unidades Básicas de Saúde – UBS e Farmácia Municipal funcionando até meia noite, estruturamos a Secretaria adquirindo um aparelho de Ultrassonografia, e de acordo com os indicadores do estado saímos do vigésimo primeiro lugar (21º) para os três (3) primeiros lugares. Além disso temos o programa Saúde na Comunidade que é referência em todo o estado, um avanço muito grande, este é o momento de planejar e nortear os próximos anos da saúde do município”.

A Conferência tem o objetivo de avaliar a situação de saúde da população, estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde no município e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

O secretário Municipal de Saúde Sérgio Mesquita também destacou sobre o evento: “A conferência tem um papel muito importante é aqui onde traçamos diretrizes, orientações, guias, rumos e planejamento para a conferência estadual, estamos buscando ideias, para que possamos melhorar a saúde de Epitaciolândia, avançamos muito, e continuaremos avançando mais. Neste sentido a conferência é importante porque norteia, e a presença dos profissionais da saúde e da população, só nos mostra qualidade e credibilidade, isso é muito importante para Epitaciolândia, todos juntos e coletivos iremos resolver os problemas da saúde- pontuou o secretário.

Participaram do evento o Prefeito Sérgio Lopes, o Secretário Municipal de saúde Sérgio Mesquita, Presidente do Conselho Estadual de Saúde, e coordenador da 8ª Conferência de Saúde, Elenilson Silva, coordenador da Comissão executiva e organizadora Conferência Estadual de Saúde, Agostinho Souza, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde – CMS, Fábio Tenório, Denner Gleydson assessor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Jessica Morais coordenadora da Atenção Básica, vereador Marco Ribeiro representando o Legislativo municipal e centenas de pessoas entre servidores e população.