Prefeitura de Epitaciolândia realiza 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025/2028
- ASSEMCOM

- há 1 dia
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Epitaciolândia realizou nesta quinta-feira, 04, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025/2028, um encontro essencial para discutir políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório do CRIE – Centro de Referência do Idoso, reunindo autoridades municipais, lideranças comunitárias, representantes de conselhos, equipes técnicas, sociedade civil e adolescentes do NUCA.

Abertura
A cerimônia iniciou com as boas-vindas do cerimonialista, ressaltando a importância do fórum como espaço de diálogo, participação popular e fortalecimento das ações que impactam diretamente a infância e adolescência no município.
Composição da Mesa
Compuseram a mesa de honra:
Prefeito Sérgio Lopes de Souza
Vice-prefeito Sérgio Mesquita
Articulador estadual do Selo UNICEF, Thiago Silva
Articuladora municipal do Selo UNICEF, Marinete Mesquita
Mobilizador do Conselho Tutelar / NUCA, Jean Falsabre
Mobilizadora do CMDCA, Paula Caroline Dantas
Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Mesquita
Mobilizadora do Resultado Sistêmico, Lindaci Ferreira Franco
Secretária Municipal de Educação, Professora Eunice Maia Gondim
Procuradora Jurídica do Município, Fernanda Carminha
Após a composição, o fórum seguiu com apresentações das equipes técnicas e diálogos sobre indicadores, metas e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância.

Fala do Prefeito Sérgio Lopes
O prefeito destacou o empenho da equipe envolvida no processo do Selo UNICEF e reforçou a determinação da gestão para alcançar a certificação:
“O Selo UNICEF é uma meta que temos buscado com muito empenho. A Marinete, junto com nossa secretária de Educação, tem se dedicado intensamente para que tudo aconteça da melhor forma. Acredito que desta vez dará tudo certo. Desejo um bom dia a todos e que Deus continue abençoando cada um.”
Fala do Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Sérgio Mesquita
Com bom humor, Mesquita relatou os desafios da equipe no cumprimento das metas, mas ressaltou a relevância da certificação para crianças e adolescentes de regiões menos favorecidas:
“O Selo é complexo, ninguém consegue fugir das responsabilidades, mas todos estão comprometidos. Quando conseguirmos o selo, quero entregar um troféu para cada integrante da equipe.O Selo UNICEF existe para garantir que crianças e adolescentes de regiões menos privilegiadas, como em nossa região, tenham seus direitos assegurados. Ele nasceu de estudos que mostram as dificuldades enfrentadas pelos nossos jovens. As metas envolvem indicadores, legislação e ações nas áreas de assistência social, educação e saúde — pilares de uma sociedade mais justa. Que hoje seja um dia produtivo para que esse ‘ selo’ chegue até nós.”

Compromisso com a proteção às crianças
Durante o fórum, foi destacado que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem ampliado ações de atenção integral às crianças e adolescentes, incluindo o atendimento a famílias e crianças em situação vulnerável tanto na zona urbana quanto na zona rural.
A gestão reafirmou ainda o compromisso com políticas intersetoriais que garantam atendimento humanizado e proteção social a todos, incluindo crianças refugiadas e em situação de risco.







































Comentários