• Ana_Freitas/Wesley_Cardoso

Prefeitura de Epitaciolândia inicia planejamento plurianual do município para 2022-2025

Nos dias 31 de maio e 1 de Junho, foi realizado no auditório do Sinteac o planejamento com a Semed (Secretaria Municipal de Educação), tendo como facilitador o Assessor de Planejamento Francisco Sales, participaram da elaboração do Plano, Secretários, Diretores e Assessores da prefeitura ligados a referida pasta além de representantes da sociedade civil.

O Prefeito Sérgio Lopes na abertura, falou da importância da Elaboração de um Planejamento para desenvolver boas ações. “Estamos aqui para a elaboração do PPA do quadriênio 2022 a 2025, sabemos a importância da criação de um bom plano de governo, pois assim poderemos estabelecer metas e cumpri-las, sempre visando o bem estar de nossa população, e além disso manter a austeridade fiscal o equilíbrio de gastos e o cumprimento da Lei de responsabilidade fiscal.” Completou Sérgio Lopes.

Elaborado a cada quatro anos, o Plano Plurianual - também conhecido pela sigla PPA - é o instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo, que define procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União.

Seu propósito é estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública através de propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativo e executivo visando o desenvolvimento da cidade.

Nos municípios, o PPA funciona da seguinte maneira: em seu primeiro ano de mandato, o prefeito formula um plano orçamentário para 4 anos, de forma que as políticas públicas tenham continuidade durante o período.

Nele, além das propostas de melhorias e necessidades básicas da população, estão descritos os valores que serão investidos em cada área e projeto ao longo dos 48 meses.