• Foto do escritorwesley Cardoso

Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes é discutido em Epitaciolândia

ASSEMCOM

A Prefeitura de Epitaciolândia realizou na última quarta-feira, 20, em parceria com o Governo do Estado do Acre o seminário sobre o Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes do Acre 2021 à 2030.

O evento aconteceu no auditório do Sinteac e contou com equipe Técnica da Secretaria Estadual de Assistência Social e Secretaria Municipal de Assistência Social de Epitaciolândia.

O Plano visa à promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no âmbito da família, da sociedade e do Estado, considerada as condições de pessoas com deficiência e as diversidades de gênero, orientação sexual, cultural, étnico-racial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade e de opção política.

Tem como diretrizes Desenvolver ações voltadas à preservação da imagem, da identidade, observando a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento de crianças e adolescentes nos meios de comunicação, conforme dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Seminário teve como facilitadora a psicóloga Luzivera Batista Silva Souza, chefe de divisão do Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado, que abordou diversos temas transversais tocantes à universalização do acesso a políticas públicas de qualidade que garantam os direitos humanos de crianças, adolescentes e suas famílias e contemple a superação das desigualdades, afirmação da diversidade com promoção da equidade e inclusão social.

A secretária de assistência social Eliade Maria definiu como necessário o Seminário.

“Aqui estamos com todo o corpo técnico da SEMCIAS, debatendo planos para os próximos 10 anos, estamos elencando diretrizes para por em prática ações diretas no combate à violência e exploração de nossas crianças e adolescentes, bem como fazer valer seus direitos.” Destacou Eliade.