Parceria entre DPE e Prefeitura de Epitaciolândia traz Carreta da Defensoria e oferece serviços de assessoria jurídica à população

Fazendo parte da programação do Mês da Mulher, o município recebeu neste sábado, 16, a Carreta Itinerante da Defensoria Pública do Acre - DPE/AC junto com a Prefeitura de Epitaciolândia esteve ofertando vários serviços de assessoria jurídica.

O Prefeito Sérgio Lopes acompanhado da Secretária de Assistência Social Eliade Silva esteve acompanhando o evento e dialogando com as pessoas.

Essa é mais uma parceria da gestão com órgãos públicos, que visa levar mais cidadania a população aproximando os serviços da comunidade. Estiveram presentes também a Secretária de Administração Regiane Moreira, os Defensores Públicos Pedro Veloso e Celso Araújo além da equipe técnica da carreta.

A primeira cidade do interior a receber a Carreta da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) foi o município de Epitaciolândia, neste sábado, 16. O atendimento jurídico gratuito para comunidade foi realizado durante a 30ª edição do programa “Defensoria Itinerante, cidadania mais perto de você”, compondo a programação de atividades em alusão ao Dia da Mulher, promovido pela Prefeitura do município.

Atendimentos em assistência jurídica, na área cível e criminal, acompanhamento e cadastramento no CadÚnico (Bolsa Família), orientação sobre tarifa social de energia elétrica, emissão da carteira da pessoa idosa, assistência social e psicológica, orientação sobre direitos das mulheres e empoderamento feminino, palestra sobre mercado de trabalho e cursos de qualificação profissional, foram oferecidos na ação social que promoveu dignidade por meio dos serviços.

Exposição de artesanatos, atendimento em beleza, apresentações culturais e o tradicional banho de mangueira do Corpo de Bombeiros, também marcaram o evento.

A assistida da DPE/AC, Ray Lima, aproveitou a ação para buscar o serviço de retificação de registro. “Eu tenho esse sonho há 43 anos, pois foi a partir dos oito anos de idade que passei a não gostar do meu nome por causa dos meus colegas de escola. Estou muito feliz por realizar esse sonho, agradeço muito à Defensoria”, contou a assistida.

O coordenador do Núcleo da Cidadania, Celso Araújo, acompanhado do defensor público que atua na Unidade Defensorial de Epitaciolândia, Pedro Henrique Veloso, conduziu os atendimentos e as atividades desenvolvidas.

“É uma grande alegria para todos nós participarmos dessa primeira ação, no interior, com a estrutura ampliada da Carreta da Defensoria. Trazer serviços até a comunidade foi nosso principal objetivo quando idealizamos o programa Defensoria Itinerante”, disse o defensor Celso Araújo.

O coordenador destacou, ainda, a satisfação e agradecimentos a cada parceiro, em especial, a iniciativa promovida pelo prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, que também compareceu ao evento.

O evento realizado pela DPE/AC, juntamente com a Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social, contou com a parceria do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).