Prefeitura de Epitaciolândia realizou a 3ª Caminhada de Conscientização do Autismo nesta sexta, 5 de abril

A prefeitura de Epitaciolândia por meia da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, 05 de abril a 3ª Caminhada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo que foi no último dia 2. A caminhada saiu da Praça Edmundo Pinto percorreu a Avenida Santos Dumont retornado ao mesmo local de saída.

A campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (celebrado todo 2 de abril) deste ano vem com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!“, destacando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). ncentivando a sociedade a olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo.

O tema reflete um movimento crescente de conscientização e inclusão social em todos os aspectos da vida. Em um mundo onde as diferenças muitas vezes são vistas como barreiras, essa campanha busca enfatizar que cada pessoa autista possui um conjunto de habilidades e interesses que merecem ser reconhecidos e estimulados. Além disso, ressalta a importância de compreender e respeitar os limites de cada um, promovendo um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor. A campanha deste ano é uma resposta à necessidade de abordar o autismo sob uma perspectiva mais integral e positiva, destacando que a neurodiversidade é uma parte valiosa da sociedade.

Pensando nisso a Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, através das secretarias de Educação e Saúde desenvolveram esta campanha com o objetivo de conscientizar as pessoas. Foram várias ações relacionadas ao tema para toda a sociedade.

Desta maneira, o Prefeito Sérgio Lopes em sua gestão, tem buscado atender as crianças e as famílias que necessitam de atendimento segundo suas especificidades. O Projeto Anjo Azul é uma demonstração dessa assistência, oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para assistenciar crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) disponibilizando atendimentos nas especialidades de Fonoaudiologia e Psicologia.

O projeto permanece disponibilizando atendimento à população de Epitaciolândia e aos municípios de Brasiléia e Assis Brasil.

• O prefeito Sérgio Lopes também sancionou a lei n°453/2022 para reduzir a jornada de trabalho de pais de autistas;

• Apoiou a implantação do Centro de Equoterapia no Alto Acre que é comprovada cientificamente que ajuda no desenvolvimento de habilidades de cognição e afetividade;

•   Construiu duas salas de Atendimento Educacional Especializado em escolas.

Nesta data especial, reiteramos nosso compromisso com a inclusão, o respeito e a igualdade de oportunidades. Convidamos toda a população a se unir a nós a esta causa, promovendo a conscientização e a aceitação das pessoas com autismo. Juntos podemos construir um mundo onde todos sejam celebrados e valorizados por suas diferenças, habilidades e talentos.

Participaram do evento o Secretário de Educação Raimundo Nonato Gondim, Sandra Saraiva Coordenadora da Educação Especial, Gestores Escolares, Professores, Mediadores, Monitores, Servidores da Saúde, pais e população em geral, e contou ainda com apoio do Detran/Acre, Policia Militar, Corpo de Bombeiro e Grupo Axé Capoeira.