• Ana_Freitas/Assemcom

Epitaciolândia realiza capacitação do Programa de Volta ao Novo para professores de zona rural

A prefeitura de Epitaciolândia através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) realizou nesta quarta, quinta e sexta-feira (09, 10 e 11), uma capacitação sobre o Programa Volta ao Novo, com os professores da zona rural.

O evento contou com a participação do vice-prefeito António Soares , a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Luzinete Lima e dos gestores das escolas municipais.

A capacitação abordou as cinco macrocompetências que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos. São elas: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento com os outros e autogestão.

Entendemos que, para desenvolver esse conjunto de competências durante o processo de ensino e aprendizagem, é necessário influir tanto no âmbito de políticas públicas quanto no uso de práticas pedagógicas, o que envolve diversos atores do processo educacional. Para que isso seja possível, é essencial buscar um entendimento compartilhado sobre o que são essas competências e como podem ser desenvolvidas no contexto educacional, tanto para educadores quanto para estudantes.

Nesse contexto, a Secretária Municipal de Educação, através da Coordenadora de Ensino, professora Nilcilene Eduino, juntamente com a equipe técnica da SEMED, estará aplicando essa formação sobre cada uma dessas cinco macrocompetências e as respectivas competências que as compõem, apresentando informações gerais sobre o que são e qual sua importância na vida de todos nós, além de atividades para que o educador possa desenvolvê-las em si mesmo e formas de elaborá-las para o desenvolvimento nos estudantes em sala de aula ou no ensino remoto.

A programação foi encerrada com o Arraial Junino. "A intenção foi propor uma confraternização entre todos os professores em alusão aos festejos juninos, visando à preservação da cultura e trazer um pouco de alegria diante de tantas incertezas e dificuldades que temos enfrentado", disse Eunice Maia Gondim, Secretária Municipal de Educação.