• Ana_Freitas/Wesley_Cardoso

Setembro Amarelo - Nasf e Caps. Realizam campanha de conscientização e prevenção ao suicídio.

Por: ASSEMCOM

A prefeitura através do NASF e CAPS. realizaram várias atividades na manhã desta segunda-feira dia 13/09, ações estas que fazem parte da campanha do setembro amarelo, como o tema “Sua vida Importa”.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Em Epitaciolândia, a prefeitura desenvolve ações de conscientização, para chamar a atenção sobre a importância de ajudar as pessoas que estão passando por situações que possam levar ao cometimento do suicídio.

O prefeito Sérgio Lopes, acompanhado da primeira Dama Alliny Saldanha, Antonio Soares vice-prefeito, Sergio Mesquita Secretário Municipal de Saúde, Eliade Maria Secretária de Cidadania e Assistência Social, Coordenadores, Psicólogos, ACSs, Servidores e usuário dos serviços NASF/CAPS, estiveram presentes para ouvir palestras e teatros abordando a temática.

O que disseram:

O prefeito Sérgio Lopes destacou a importância dos trabalhos que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde através do NASF e CAPS de Epitaciolândia.

“Quero parabenizar a todos os profissionais desses setores pelo ótimo serviço prestado aos nossos usuários, a nossa gestão tem essa missão, que é cuidar bem das pessoas, e esse acolhimento a essas pessoas que estão passando por momentos difíceis é fundamental e pode até salvar suas vidas.” Destacou Lopes.

“Se observarem, em nossa logomarca tem um formato de um coração, isso quer dizer que estamos aqui para cuidar, amar e acolher, e o trabalho que vocês profissionais do NASF e CAPS vem de encontro com isso, cuidar bem de todos. Aqui vocês estão evitando que vidas possam ser perdidas.” Destacou Alliny Saldanha Primeira Dama.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Sergio Mesquita ressaltou a importância da atenção com pessoas que vivem em situação de risco de suicídio.

“As vezes uma boa conversa pode detectar que aquela pessoa está precisando de ajuda, portanto se houver algum caso desse tipo em sua família, não deixe de procurar os profissionais do NASF e do CAPS, estamos aqui para acolhe-los e dar ajuda necessária para evitar que vidas sejam perdidas.” Pontuou Sergio.

“Todos os dias do ano é dia de abordar esse tema, mas em setembro mês que foi escolhido para celebrar a prevenção e o combate ao suicídio, temos que mostrar para essas pessoas que a vida delas importa, sempre é hora de recomeçar, não se pode colocar um ponto final na sua vida e sim uma vírgula e buscar ajuda, por isso, estamos aqui todos os dias de braços abertos para acolhê-los.” Disse o Psicólogo Jessé Barroso.

“Você pode vir aqui, trazer algum membro de sua família que esteja passando por dificuldades emocionais, ou nos avisar que vamos até você, nunca deixe de comunicar e buscar ajuda, como diz o tema da campanha, Sua vida importa”, estamos aqui todos os dias para servi-los e buscar soluções, temos assistentes sociais, psicólogos e muitos profissionais aptos a te atender com carinho e acolhimento.” Salientou Anistes Meireles Coordenadora no Nasf de Epitaciolândia.

Veja a reportagem em vídeo:

Fotos: