top of page
  • Ana_Freitas/Wesley_Cardoso

Nota de Esclarecimento


A Prefeitura de Epitaciolândia em nome da Organização do Evento Futebol Solidário “Jogo da Estrelas, vem a público prestar o esclarecimento sobre um vídeo que circula nas redes Sociais, em que o Ex-jogador de Futebol Amaral faz a menção que vai jogar com os índios, e se os mesmos irão jogar descalços.


A mensagem foi por alguns, interpretada de forma equivocada pois o mesmo não teve a intenção de ofender ou diminuir nenhum seguimento da sociedade acreana, pois, faz parte da programação uma partida de futebol com um Time Indígena a pedido dos próprios convidados, que virá da Cidade vizinha Assis Brasil da Tribo Manchineri, que tem como tradição de fato jogar descalço.


Portanto o Ex-jogador se refere a esse jogo em específico e não ao povo acreano em geral.


Os Manchineri compartilham com os Piro, na Amazônia peruana, uma língua aruak (do ramo Maipure) e boa parte de seu sistema sócio-cosmológico, podendo ser considerados grupos que fazem ou já fizeram parte de um mesmo povo. Em território brasileiro, a maioria dos Manchineri habita na Terra Indígena Mamoadate, havendo ainda muitas famílias vivendo em seringais no Acre, sobretudo no interior da Reserva Extrativista Chico Mendes.


Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Manchineri

0 comentário
bottom of page