• Ana_Freitas/Assemcom

Epitaciolândia realiza 1° encontro do percurso formativo para professores da rede municipal

A prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça e quarta-feira 11 e 12 de maio, o 1° Encontro do Percurso Formativo, que tem como objetivo, auxiliar e instrumentalizar coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, no processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários para assegurar ações efetivas com vistas a promover uma aprendizagem significativa. Nesse primeiro momento foi abordada Trilha I, que trata sobre a Inteligência Cognitiva x Emocional, enfatizando a importância de saber identificar suas emoções e a dos outros na perspectiva das inteligências, como sendo fundamentais nos processos de trabalho, de ensino e de aprendizagem.

Também trabalhado o Programa Volta ao Novo, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) que tem como foco a preparação de educadores e estudantes de todo o país para o retorno das aulas presenciais.

Organizado em cinco módulos que focam em macrocompetências, consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno, como a resiliência emocional, engajamento com os outros, abertura ao novo, amabilidade e autogestão. Onde neste primeiro encontro foi apresentada a Macrocompetência Amabilidade.

Conforme a Secretária Municipal de Educação, professora Eunice Maia Gondim, devido ao momento delicado de pandemia que ainda estamos enfrentando, não podemos estar realizando capacitações com todos os docentes da rede municipal para não provocar aglomerações, dessa forma, capacitar os coordenadores, para que os mesmos sejam multiplicadores em suas escolas, foi uma forma que encontramos para dar continuidade aos nosso trabalhos, sem deixar de cumprir todos os critérios do protocolo de prevenção à Covid-19.