• Ana Freita/Wesley Cardoso/ASSEMCOM

UBS José Francisco alerta mulheres sobre o risco de câncer da mama


A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a UBS José Francisco no Bairro José Hassem, NASF, CAPS, vem desenvolvendo uma programação extensa para marcar a campanha OUTUBRO ROSA, que tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero.


Com a presença do prefeito Sérgio Lopes a coordenação iniciou nesta segunda dia 18/10, a campanha com serviços como palestras, coleta de PCCU, Auto exame das Mamas, atendimento Médico, vacinas, atendimento odontológico dentre outros.


Para o prefeito Sérgio Lopes todos os dias do ano é dia de cuidar da saúde da mulher, más no mês de outubro mês da campanha é escolhido para alerta-las dos perigos do câncer da mama.


“Temos buscado desenvolver ações voltadas a saúde da mulher, e nesse mês de outubro nossas equipes das UBSs, vem desenvolvendo ações para alertá-las dos riscos do câncer da mama, más além disso, estamos disponibilizando serviços para que elas possam se sentir acolhidas e fazer as coletas para os exames do PCCU, que é fundamental para identificar o problema a tempo de trata-lo. Ressaltamos o nosso compromisso de cuidar bem de nossa população.” Destacou Sérgio Lopes.


O que significa o outubro rosa?


O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama.


História

O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama. O Outubro Rosa começou como um movimento iniciado no ano de 1990, em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura.


À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.




0 comentário