• wesley Cardoso

Prefeitura realiza caminhada de conscientização sobre o autismo em Epitaciolândia


Fazendo parte da programação em comemoração aos 30 anos de emancipação política e econômica de Epitaciolândia, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou neste sábado dia 02, uma caminhada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.


A Caminhada foi a 5ª Ação comemorativa sendo que desde o dia 25 de março a prefeitura vem desenvolvendo ações em alusão ao dia 28 de abril, data do aniversário do município com a (1ª ação) a Inauguração da Unidade de Atendimento do PROCON. No dia 26-03, foi realizada a (2ª ação) com a 23ª Edição do Programa Saúde na Comunidade, dia 29 de março, foi realizado a (3ª ação) com ato de apresentação do Projeto da Construção da Ponte que liga Epitaciolândia a Brasiléia, dia 30 a (4ª ação) com a assinatura da ordem de serviço para a construção da Sede da SEMED.


A 5ª ação (Caminhada de Conscientização do Autismo) teve início na Praça Edmundo Pinto percorrendo a Avenida Santos Dumont, esteve presentes o Prefeito Sérgio Lopes, a Secretária de Educação Eunice Maia Gondim, Secretários Municipais de Outras Pastas, Gestores e Coordenadores Escolares, Professores, Servidores, Pais e Alunos.


O Objetivo da Caminhada é mostrar a importância da conscientização para que a sociedade elimine o preconceito, que muitas vezes é a maior barreira para a convivência digna e saudável que todos os indivíduos merecem. Através da informação e compreensão do que é o TEA em seus diversos espectros, como encontrar forma de como podemos colaborar para a diminuição do preconceito.


Autoridades e pais falaram sobre a importância da conscientização para combater o preconceito.


“Hoje é um dia importante, estamos aqui com o objetivo de conscientizar sobre o autismo, estamos unidos, educação, comunidade escolar e sociedade civil organizada, com a finalidade de despertar nas pessoas a consciência sobre o autismo, as pessoas de um modo geral e até mesmo o poder público ainda não estão preparados para lidar com essa situação, nós precisamos aprender muito, nós precisamos entender mais sobre o autismo, para desenvolver políticas públicas para atender melhor as pessoas com TEA.” Pontuou o prefeito Sérgio Lopes.


A Secretária Municipal de Educação Eunice Maia Gondim, classificou esta data como muito importante para que as pessoas se conscientizem e deixe o preconceito de lado.


As senhoras Jucicleia e Maria Aldenice que são mães de crianças com TEA, falaram da importância da implementação de políticas publicas para atender melhor as crianças com autismo.


Veja a matéria completa em vídeo:


Fotos:


0 comentário