Epitaciolândia realizou nesta sexta-feira, 17, a caminhada em alusão ao maio laranja. A ação integra o calendário de ações referentes ao mês que marca o combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Com a concentração iniciada às 16h na Praça Edmundo Pinto, o trajeto da caminhada seguiu todo o percurso da Avenida Santo Dumont até a Praça 28 de abril.
O prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Defensor Público Dr. Pedro Henrique Veloso, Secretária de Assistência Social Jamiele Silva Albuquerque e demais secretários, Lucineide Aparecida Oliveira Chefe de Gabinete, Professores, Servidores e alunos participaram do evento.
Sérgio Lopes, falou da alegria em participar da caminha que conclama todas as instituições a combater qualquer ato de violência e exploração de qualquer natureza contra crianças e adolescentes.
“Nós estamos aqui unidos com outras instituições a exemplo da defensoria pública, secretaria de assistência social, conselho tutelar a secretaria de educação e também toda administração da prefeitura, nessa caminhada linda maravilhosa de conscientização do combate a violência sexual infantil e a exploração sexual. Eu tenho uma carreira oriunda da segurança pública, principalmente como delegado de polícia que combati isso durante muitos anos é sempre no intuito de proteger as crianças e adolescentes desse mal que assola nossa sociedade, então para mim é um momento especial de estar reforçando através dessa caminhada através dessa ligação com as outras instituições o combate a esse tipo de crime, quero aproveitar e agradecer a todos os secretário servidores públicos todas as crianças e alunos e ao Dr. Pedro Defensor Público que tiveram participando dessa belíssima caminhada.” Destacou o prefeito Sérgio Lopes.
18 de maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/2000, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, CREAs, CMDCA, Conselho Tutelar, Policia Militar e Defensoria Pública apoiam esta causa. Denuncie. Disque 100
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Surge então a Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
Comments