• DECORP

Secretaria de Educação realiza capacitação de professores do ensino infantil e fundamental

Atualizado: 30 de Jul de 2019

Prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou uma capacitação para formação de professores do Ensino Infantil e Fundamental para o 2º (segundo) semestre letivo de 2019

A Prefeitura de Epitaciolândia, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou curso de formação continuada dos professores do ensino infantil e fundamental da rede municipal de ensino. O treinamento contou com a presença de centenas de professores da rede municipal, passando pela Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Ao longo do ano, todos os educadores participam de formação. Com os encontros realizados pela manhã e à tarde, será possível atender toda a rede. A formação continuada está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e inserida no plano de carreira dos professores. “O tema ‘Gestão de Sala de Aula’ vem para que possamos tomar posse do que é ser professor, o ofício de ser professor. Ele é o gestor da sala de aula e organiza os tempos, rotinas, interdisciplinaridade e vínculo familiar, que são ofícios previstos na LDB. E tudo o que é discutido aqui no encontro será utilizado no dia-a-dia”, comentou o professor Cleomar.

Ensino Infantil

No ensino infantil foi realizado orientações para os educadores a desenvolver habilidades  socioemocionais em nossos educandos. Porque essa habilidade faz com que os alunos aprendam a “aprender”, despertar a curiosidade pelo conhecimento, cultivar um pensamento crítico, desenvolver a capacidade de resolver conflitos e de adaptar a novas circunstâncias. Também foi confeccionado materiais lúdicos para trabalhar com os educandos no segundo semestre em Epitaciolândia.

Dentro do ensino fundamental foram tratados os assuntos:

• Discussões sobre os princípios gerais propostos pela BNCC para o ensino fundamental.

• Compreender os fundamentos pedagógicos que norteiam a BNCC.

• Analisar as 10 competências gerais da BNCC para a educação básica.

• Refletir a aplicabilidade das competências socioemocionais proposta na BNCC.

• Compreender a importância das metodologias ativas no processo de ensino.

• Analisar os descritores críticos na avaliação de percurso.

De acordo com o Secretário de Educação, Professor Cleomar Portela Eduíno, a formação dá continuidade às ações de capacitação dos professores.

“Procuramos atender as demandas das unidades escolares, auxiliando o professor em toda a rotina da sala de aula, com material desenvolvido pela equipe técnica da nossa Secretaria. Tudo isso faz parte de um processo de aperfeiçoamento constante”, explicou.

O Secretário continua informando que

“Os professores passam por treinamentos de atualização ao longo do ano e isso agrega muito aos alunos da rede municipal. Com linguagens atuais o aluno se sente mais à vontade na escola e a assimilação dos conteúdos também é facilitada”, afirma o Secretário Cleomar.

Cleomar Eduíno, aproveitou para esclarecer que a importância desta formação, a BNCC norteia o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica estabelecendo os objetivos de aprendizagem que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades essenciais, enquanto o currículo irá determinar como esses objetivos serão alcançados, traçando as estratégias pedagógicas mais adequadas.

Por fim, o Secretário agradeceu a gestão das escolas da rede municipal de ensino, aos gestores escolares, coordenadores das escolas e a equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pelo empenho e compromisso com nossa educação.

Galeria de foto

pme.gab.epa@gmail.com