• Prefeitura de Epitaciolândia

Prefeito Tião Flores participa de reunião com representantes do BNDES

O Prefeito Tião Flores, esteve representando o município de Epitaciolândia, AC, no encontro com a equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC).


Entre os assuntos debatidos, destaca o projeto de desestatização dos Serviços de Saneamento. O tema que é extremamente importante, contou com um representante de cada município acreano. A universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios do Acre foi a pauta principal.


Apesar de, constitucionalmente, a titularidade do serviço de saneamento ser de responsabilidade dos Municípios, no Acre a execução está sob responsabilidade do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e a proposta estudada pelo BNDES prevê que as prefeituras possam celebrar parcerias com a iniciativa privada para garantir cobertura do serviço em pelo menos 90% dos domicílios acreanos.


O gerentes da área de estruturação de parcerias e investimentos (AEP) do BNDES, Jorge Luis Assalle fez a apresentação do estudo realizado. Segundo ele, as equipes estiveram nos 22 municípios para diagnosticar a situação de cada um e levantaram que, a exceto em Rio Branco, o esgotamento é inexistente nos municípios do interior e a proposta é que os serviços possam ser prestados por meio de Consórcio Saneamento Brasil, um consórcio de três empresas, cujo plano é universalizar o serviço de esgoto em 12 anos em todo o estado e o serviço de abastecimento de água em 05 anos.


“É uma proposta exequível. Atualmente 70 a 75% da população é atendida pelo Estado [Depasa] e pelo estudo foram vistos os problemas a situação de perdas: 60% de água tratada e dos 40% faturados, 50% deixam de ser pagos. Apesar da intermitência e das perdas a cobertura do serviço de água é alta, mas de esgoto muito baixa. A tarifa daqui é a mais baixa do Brasil e com um pequeno reajuste de forma escalonada, seria possível garantir os recursos necessários para o investimento e a tarifa ainda seria a mais baixa do Brasil só que com um serviço chegando a 90% da população.”, explicou.



Depois de apresentar o detalhamento do estudo, os representantes do BNDES entregaram as propostas para cada município. A presidente da AMAC, Socorro Neri, ponderou que cada prefeito fizesse uma análise de seu caso para posterior tomada de decisão.


“É uma pauta de competência do Estado, mas que merece a atenção de todos porque afeta diretamente o desenvolvimento das nossas cidades. Então mesmo que em Rio Branco tenhamos avançado na questão do saneamento básico, todos os municípios acreanos carecem desses investimentos.”, destacou.


Estavam presentes os prefeitos: Bené Damasceno, de Porto Acre; Isaac Lima, de Mâncio Lima; Bira Vasconcelos, de Xapuri; Gideon Barros, de Plácido de Castro; Romualdo Araújo, do Bujari; além de representantes de Assis Brasil, Capixaba e Senador Guiomard.



Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito

tem investido as arrecadações.

           

 

 

              Página inicial

Pessoal/Folha/RH

Patrimônio Público

Veículos (Frota Municipal)

Convênios por Parlamentar OGU

Convênios Federais

Lista de Beneficiários do Bolsa Família

Transferências Acumuladas

(FPM, Fundeb, Sal. Educação, ITR, FEX, CIDE, FEP, CFEM, AFM, Lei 87-96 "Kandir", ICMS) por ano

Lista de Precatórios

Rede "SIM" Simples 

Sala do Empreendedor

Acesso à Informação

   - Registrar 

   - Consultar

   - Estatísticas eSIC

    -Glossário

Fale Conosco

   Estatísticas de Contato

logo-decorp.png
Epitaciolândia.gif
Fale Conosco (SIC Físico)
Prefeitura Municipal de Epitaciolândia
CNPJ 84.306.588/0001-04
Rua Capitão Pedro Vasconcelos nº257
CEP 69934-000, Centro, Epitaciolândia
E-mail:
pme.gab.epa@gmail.com
Fone: (68) NÃO DISPÕE / MANUTENÇÃO
Segunda a quinta: 7:00 as 17:00 
                        Sexta: 7:00 as 13:00  
Fechado das 12:00 as 14:00
  • Epitaciolândia, Acre (Facebook)
  • Epitaciolândia, Acre (YouTube)