• Foto do escritorAna Freitas/Assemcom

Prefeito Sérgio Lopes vai a Rio Branco receber primeiro lote de vacina contra Covid

Atualizado: 19 de jan. de 2021

O Prefeito de Epitaciolândia Dr. Sérgio Lopes foi a capital do estado nesta segunda dia 18 e retornou na terça 19, o motivo da viagem foi para acompanhar pessoalmente a chegada do primeiro lote de vacina da Coronavac contra a covid.

Com atraso de mais 20 horas as primeiras vacinas chegaram ao solo acriano na manhã deste dia 19 de janeiro de 2021, Sergio Lopes falou sobre as expectativas e da importância desse dia que representa o início do combate a essa doença que está ceifando vidas em todo país.

“Para nós é um momento muito importante, pois sabemos que até agora estávamos perdendo vidas para a Covid, más com a vacina vamos começar a ganhar e virar esse jogo.” Destacou Sérgio Lopes ao agradecer pelo empenho do Governador do Acre Gladson Cameli para trazer o primeiro lote da vacina para nossa gente.

O primeiro lote da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan para o combate à Covid-19, foi enviado pelo Ministério da Saúde e chegou nesta manhã num avião da Força Aérea Brasileira. São 41 mil unidades do imunizante, que atendem o grupo da Fase I, compreendido entre idosos e pessoas com deficiências institucionalizadas, profissionais da área de saúde e indígenas.

Segundo o levantamento do governo federal, já estão aptos a receber a vacina no estado 244 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, 12.815 indígenas e 6.343 profissionais da saúde, totalizando 19.402 pessoas na primeira fase. Além de Rio Branco, doses da vacina estão sendo encaminhadas ainda hoje para Sena Madureira, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Jordão e Cruzeiro do Sul.

Mais tarde em Epitaciolândia

O Caminhão transportando o primeiro lote do imunizante escoltado pelo Gefron e Policia Militar chegou em Epitaciolândia as 17h com um carregamento de 1.200 dozes da vacina.

A primeira pessoa a ser vacinada, foi uma funcionária da saúde municipal. Segundo o prefeito, a prioridade no momento, foi dada aos funcionários da área de saúde que estão na linha de frente. Foi informado que Epitaciolândia recebeu nesta primeira etapa, cerca de 1200 doses, e que estarão seguindo o cronograma vacinando os outros prioritários, como idosos e indígenas.

O prefeito Sérgio Lopes, mais uma vez já em seu município ressaltou a importância dessa data para Epitaciolândia, comentou que, “a vacina no momento, representa esperança, vidas que serão poupadas através da imunização e não queremos mais perder para o covid-19”, destacou.

O Secretário de Municipal de Saúde Cassius Hassem, falou da importância da chegada do primeiro lote da vacina em Epitaciolândia. essas 1.200 doses representam o início de uma imunização que vai sem sombras de dúvidas salvar vidas.” O Secretário afirmou ainda que mais lotes da vacina deverão chegar nos próximos dias e que devem seguir o cronograma de vacinação determinada pelo SUS.

Veja o vídeo: