• Ana_Freitas/Assemcom

Prefeito em exercício empossa novo presidente do CAE em Epitaciolândia

O prefeito em exercício Professor Soares empossou na manhã desta quinta-feira 13 de maio, o presidente do Conselho Municipal de Educação (CAE) João Mota de Souza.


O CAE e formado por Dois professores, dois pais de alunos, duas pessoas da sociedade civil, um indicado pela Secretaria de Educação e seus respectivos suplentes. O papel do presidente e do Colegiado é de fiscalizar se a oferta da merenda escolar nas unidades de ensino. Os membros eleitos terão um mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos de acordo com a indicação dos seus segmentos. Os atuais membros já reeleitos encerram seus mandatos em agosto de 2021, pois já estão no segundo mandato.


A exigência de constituição do CAE pelos estados, municípios e DF, em 1994, ano que iniciou o processo de descentralização dos recursos para a execução do PNAE, representou uma grande conquista no âmbito deste Programa, pois é considerado um instrumento de controle social. Ele é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE para a alimentação escolar e garantir boas práticas de sanitárias e de higiene dos alimentos ofertados nas escolas.


A Nutricionista Ildicélia Ferreira falou da importância do acompanhamento das escolas e do trabalho do Conselho de Alimentação no município. Para ela, a educação alimentar é parte de um processo que provavelmente vai promover hábitos alimentares mais saudáveis nesta geração de crianças e adolescentes.


Soares ressaltou que a criação e execução de um conselho fortalece a democracia e no caso do CAE, ele afirma que a alimentação de qualidade e balanceada é mais um benefício para os estudantes. “Além disso, temos a agricultura familiar, que contribui para nivelar a renda das famílias, com um mercado garantido, onde as nossas próprias escolas compram dos agricultores os 30% destinado a agricultura família, fortalecendo assim a sociedade como um todo”.


Ao final da cerimônia os conselheiros foram homenageados com Certificados e Medalhas de reconhecimentos pelos valorosos serviços prestados.