top of page
ASSEMCOM

Inclusão - Prefeitura de Epitaciolândia encerra projeto Setembro Verde com festa para população


Prefeitura de Epitaciolândia, através das Secretarias de Educação e Saúde, realizou nesta quinta-feira, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma grandiosa festa em alusão ao Setembro Verde.


Emocionante. Assim pode-se descrever esta noite. Com a temática "Inclusão começa no coração" foi mágico as apresentações das crianças. Elas cantaram, dançaram e encantaram o público, mostrando que todos são capazes de fazer o que quiserem, como o balé na cadeira de rodas, apresentação da música Ser diferente é normal em libras, entre tantas outras. Também tivemos pintura facial, espaço livre para criação artística dos pequenos, stands com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos mediadores e assistentes educacionais, pula-pula, o Palhaço Pipoquinha animando as crianças, além da praça de alimentação.

Em sua fala, o Prefeito Sérgio Lopes reafirmou seu compromisso com a educação inclusiva no município. Ele destacou que é necessário lutar diariamente contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação. Além disso, reforçou o empenho da gestão em intensificar melhorias no que diz respeito à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. “Nossa gestão já fez e fará muito mais por nossas crianças, este momento é unico, onde vamos celebrar todas as conquistas que temos alcançado" destacou.


A Secretária Municipal de Educação, Eunice Maia Gondim, acompanhou e se emocionou com a apresentação das crianças. “É uma sensação que não dá para descrever. Eu sei o trabalho incrível que proporcionam aqui. Ações assim são importantes para que a população conheça essa realidade”, disse.


“E também para que os pais entendam a importância do diagnóstico precoce, para que o tratamento seja iniciado na infância e o resultado seja ainda mais positivo. Temos que reconhecer e valorizar o trabalho de todos esses profissionais e pais que participam”, complementou a secretária.

Sobre a campanha


A campanha Setembro Verde teve início em 2022 no município, com o objetivo de tornar o mês de setembro o mês da visibilidade e luta pelos direitos das Pessoas com Deficiência.


O mês de setembro foi escolhido devido ao fato de ser o mês em que se começa a primavera. E, a cor verde foi escolhida porque dia 21 de setembro, Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência é, também, o Dia da Árvore no Brasil. Verde significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação.


Estiveram presentes o Prefeito Sérgio Lopes, Primeira-dama Alliny Saldanha, Secretária de Educação, Eunice Maia, Secretária de Administração Regiane Moreira, equipe da secretaria de Educação, Nasf de Epitaciolândia, Anjo Azul, professores, funcionários e comunidade em geral.