top of page
  • ASSEMCOM

Epitaciolândia fica em 1° lugar no Programa Previne Brasil entre os municípios do Estado do Acre

Com 5,9 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o município atinge uma nota de 92,4 no Previne Brasil


Epitaciolândia é o município com a maior classificação do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, pela segunda vez atinge o patamar mais alto ficando em 1º lugar do Estado do Acre. A cidade alcançou um Índice Sintético Final (ISF) de 92,4 no último quadrimestre de 2023. Em segundo e terceiro lugar figuram os municípios de Manoel Urbano e Xapuri, respectivamente. O monitoramento e a avaliação dos dados de atendimento garantem mais qualidade e transparência às ações do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como maiores recursos financeiros.

O Programa visa à estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária, ou seja, quanto melhor a colocação no ranking do Previne Brasil, maior serão os repasses de recursos do Governo Federal.

Um dos fatores que colocam o município no topo, são as ações voltas a saúde preventiva com programas como o “Saúde na Comunidade” que até agora já realizou 73 edições e atingiu cerca de 60 mil procedimentos.


A elevação dos horários de atendimento em duas Unidades Básica de saúde até as 00h, e o atendimento na farmácia municipal até meia noite também são fatores relevantes para alcançar essa nota de excelência.

O prefeito Sérgio Lopes ressalta que para chegar a esse patamar, a prefeitura tem investido muito na construção e consolidação de uma saúde preventiva e planejada.


“Já é a segunda vez que ficamos em 1º lugar, são frutos do incansável trabalho que a nossa gestão tem feito, levando diversos serviços de saúde, inclusive com especialidades como ultrassonografia, eletrocardiograma dentre outros, elevamos os horários de atendimentos de duas UBS,s e da farmácia até mia noite, com isso estamos garantindo a nossa população uma saúde humanizada e eficiente.” Destacou o gestor.



0 comentário

Comments


bottom of page