• Wesley/Assemcom

DENGUE – Prefeitura intensifica combate ao Aedes aegypti em Epitaciolândia

Paralelamente às ações de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Epitaciolândia tem intensificado também o trabalho de combate a dengue no município.

O Exército Brasileiro que tem sido um grande parceiro do município

Atenta ao período chuvoso, que favorece o ciclo reprodutivo do mosquito vetor, a Prefeitura mobilizou equipes do setor de endemias, que realizam o bloqueio, a fiscalização de depósitos e terrenos baldios, inspeções e pulverização com bombas costais motorizadas, nos bairros e logradouros adjacentes como a Comunidade do Nari Bela Flor ou em áreas onde foram registrados casos de Dengue, Zika ou Chikungunya.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde o envolvimento da comunidade é fundamental para reduzir os índices de infestação. “Os profissionais do setor de endemias estão em campo, trabalham seguindo rigorosamente as normas técnicas, mesmo durante esse período de enfrentamento ao coronavírus, porque entendemos que serviços essenciais não podem parar. Mas a conscientização também é muito importante. Pedimos aos moradores que cuidem dos seus quintais, evitando o acúmulo de água parada”, pontuou o secretário de saúde Cassius Hassem.

A Gerente de endemias, Karoline, ressaltou que pequenos depósitos, como latas, plásticos e cascas de ovos, que fazem parte do lixo doméstico, devem ser acondicionados adequadamente para serem coletados pelo serviço de limpeza pública, porque, quando despejados de forma irregular, podem se tornar criadouros do mosquito. Ela salientou ainda aquelas pessoas que vierem a apresentar qualquer um dos sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya devem procurar a unidade de saúde mais próxima para que o caso seja notificado.