• Epitaciolandia

COVID-19 INFORME EPIDEMIOLÓGICO MUNICÍPIO DE EPITACIOlÂNDIA

Prefeitura municipal e Secretaria de Saúde de Epitaciolândia informa.

Nesta quinta-feira (08) segue o informe epidemiológico do município de Epitaciolândia

sendo 19 casos notificados, 17 casos descartador, (0) caso em análise e 02 casos confirmados.

Se eu ficar doente

Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Em caso de diagnóstico positivo para COVID-19, siga as seguintes recomendações:

• Fique em isolamento domiciliar.

• Utilize máscara o tempo todo.

• Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.

• Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

• Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.

• O lixo produzido precisa ser separado e descartado.

• Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

• Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

Caso o paciente não more sozinho, os demais moradores da devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada, seguindo também as seguintes recomendações:

• Manter a distância mínima de 1 metro entre o paciente e os demais moradores.

• Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

• Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.

• Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.

E-mail: pme.gab.epa@gmail.com